sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta – Feira 13, Dia Mundial Do ROCK.


A comemoração que surgiu em 1985 relembra os grandes ídolos do estilo musical.
É hoje que os roqueiros do mundo inteiro celebram o Dia Mundial do Rock. A data passou a ser comemorada a partir do primeiro show Live Aid, em 13 de julho de 1985. O evento, que foi acompanhado por mais de 170 mil pessoas presencialmente e 1,5 bilhão de espectadores pela TV, reuniu diversos artistas em uma maratona de shows. As apresentações aconteceram em Londres, na Inglaterra. Na época, toda a renda foi revertida para as vítimas da fome no continente africano.
Desde então, todos os anos, os roqueiros relembram os grandes músicos da história e os diferenciais do estilo, como a rebeldia e o poder de crítica à sociedade.
No Brasil, o rock ganhou espaço a partir da década de 60, e até hoje é preferência musical de grande parte da população.

Relação do Paraná com Rock’roll
Com o surgimento de bandas novas e admiradores do estilo, o rock paranaense vem se consolidando e conquistando o público nas últimas décadas.
O baixista do grupo curitibano Banda True, Felipe Gusinski, reclama que os profissionais ainda não são valorizados como deveriam, mas garante que o sonho de se lançar no mercado musical ainda é grande. “Ser músico de rock no Paraná é complicado, pois nossa cena musical mais forte é a do sertanejo. Mas as boas bandas, que tem um bom trabalho e tratam a música com profissionalismo, conseguem um espaço, mesmo que às vezes pequeno. Para os que realmente se dedicam, as portas se abrem,” afirma.
Segundo o músico, ainda faltam incentivos para valorizar o estilo no estado. “Se houvessem mais iniciativas da secretaria da cultura, como organização de festivais, a cena rock and roll poderia se fortalecer por aqui,” desabafa.

Punk, Hard Core, Heavy Mettal… O Rock na vida das pessoas
“Dia mundial do rock é uma data comemorativa em que nos lembramos dos ídolos que se foram e dos que estão entre nós, mas nada, além disso, pois o verdadeiro espírito do rock’n roll nasce com você, e te acompanha por todos os momentos da sua vida!”,
“O Rock mudou minha maneira de ver o mundo. Depois que conheci o estilo me viciei em ouvir os Raimundos e até comecei a tocar baixo por causa do baixista deles!”
Ah, gostar de rock para mim é uma conseqüência de experiências de vida. Meu pai ama Beatles desde jovem, então cresci ouvindo. É a banda que mais ouvi na vida! “Além disso, alguém que eu já amei gostava muito da banda, então me lembro de muitas coisas ouvindo algumas musicas.”.
“Eu cresci no mundo do rock e do metal e nunca vou deixar de amar esses gêneros. A verdade é que o rock está tão gravado em mim quanto meu nome.”,
“Amo o Guns’n Roses e escuto todo dia. Não imagino minha vida sem a força e atitude que a gente só encontra no rock!”.
“A música e o rock sempre estão nos melhores e piores momentos da minha vida”.
No rock’n roll você consegue extravasar seus desejos mais internos. É pura Liberdade de expressão. “Através do rock eu posso dizer tudo que eu penso, sem me importar com a opinião pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário